sexta-feira, 2 de abril de 2021

O QUE É O PYTHON?



Muito se pergunta a respeito dessa palavra que tem aumentado sua popularidade principalmente para nós profissionais de Data Science.

Mas afinal, o que é Python? Onde e por que é utilizado? Vem comigo que vamos vasculhar melhor e acabar com nossas dúvidas.


Python:


Python é uma linguagem de programação idealizada em 1980 e lançada em 1991 por Guido Van Rossum, esse rapaz abaixo na imagem:

Guido Van Rossum

A ideia de seu fundador foi desenvolver uma linguagem que priorizasse a legibilidade do código sobre a veracidade ou expressividade. Como veremos, a linguagem Python realmente possui uma sintaxe simples e concisa, o que facilita tanto o seu aprendizado, bem como a sua utilização.

Muitos realizam associações entre o nome da linguagem (Python) e o réptil que conhecemos (Cobra), embora a associação mais plausível seja a de que o nome Python tenha sua origem no grupo humorístico britânico Monty Python, criador do programa Monty Python´s Flying Circus.

De qualquer forma, resta-nos saber que a demanda pelo conhecimento dessa linguagem tem aumentado nos últimos anos.

Python foi uma tendência em 2019, entretanto, ainda hoje continua com alta demanda pelo mercado, uma vez que é bastante utilizada em Data Science (Ciência de Dados) e automação de tarefas e processos.

Dentre outras essas são as principais características da linguagem que geram um maior "apreço" por parte das empresas contratantes e usuários interessados no seu aprendizado:

  • A linguagem Python é gratuita;
  • É Open Source e possui um amplo apoio da comunidade com a criação de scripts e outros...;
  • Há diversos materiais didáticos disponíveis;
  • É uma linguagem simples e intuitiva, o que deixa o aprendizado muito mais fluído e fácil;
  • Roda em diversas plataformas e sistemas operacionais como MacOs, Windows e Linux.

Essas e outras características a tornam uma das principais linguagens atualmente.

De acordo com a stackoverflow, a linguagem Python apresentou grande crescimento entre 2011 e 2018, vejamos o gráfico representativo:


É bastante nítida, para nós profissionais de datascience, a necessidade de conhecer a ferramenta e saber manuseá-la em nossas operações.

Trarei futuramente explicações sobre as principais bibliotecas e sintaxes da linguagem a fim de auxiliá-los a compreendê-la de forma mais fácil do que ela já se apresenta.


0 comentários:

Postar um comentário